Blog

  • Home
  • Notícias
  • Parceria Santa Casa, Perforce e miha comemora resultados animadores

Parceria Santa Casa, Perforce e miha comemora resultados animadores

O primeiro ano de testes e estudos realizados na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre em parceria com o Estúdio Perforce e a miha vem apresentando resultados animadores na reabilitação de pacientes que sofrem de doenças respiratórias, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e fibrose pulmonar.

Desde o primeiro semestres de 2022, a parceria técnico-científica vem utilizando a tecnologia no ambiente hospitalar, ampliando as possibilidades de recuperação e cuidado desses pacientes, e foi destaque na edição do dia 13 de julho/23 do jornal Correio do Povo.

Segundo o professor Rodrigo Plentz, que coordena os estudos e o Serviço de Reabilitação do complexo hospitalar, tanto ele quanto o grupo de pesquisa desenvolvem estudos com estimulação elétrica há décadas, buscando melhora nos desfechos clínicos e funcionais de diferentes populações, incluindo pacientes com doenças respiratórias crônicas. Aliado ao fato de haver poucas evidências científicas dos efeitos dessas terapias nessa população, surgiu a ideia de se testar o uso de eletroestimulação de corpo inteiro em relação à segurança e os possíveis benefícios dessa intervenção. “A tecnologia e os resultados obtidos até agora nos permitem ficar muito otimistas em relação ao futuro no tratamento desses pacientes, as experiências vividas e relatadas são muito positivas”, destaca Plentz.

Matheus Ferrareze, doutor em eletroestimulação pela Ufrgs e sócio da Perforce, enfatiza a importância dessa aproximação. “A miha está colocando o equipamento dentro do hospital, e nós estamos levando nossa experiência com os protocolos da eletroestimulação de corpo inteiro para serem adaptados à necessidade da reabilitação neuromuscular, o que vem contribuindo com a qualidade de vida desses pacientes.”

Confira mais detalhes na reportagem.